Liberato Produções Culturais
domingo, 16 dezembro 2018
Ritos de Passagem

Blog Liberato

A partir de que ponto uma revolta de "ninguéns" desestabiliza poderes constituídos?

por candidaluzliberato@gmail.com em 07/01/10 às 03:53

Antonio Conselheiro após uma peregrinação de 20 anos pelos sertões nordestinos prestando serviços motivados pela fé, mantem atrás de si um grupo crescente de adeptos. Prega a fraternidade que Jesus incentivou na prática do amor cristão, motiva a força de trabalho dos sertanejos para que sirvam e sejam servidos por seus iguais, destituídos de qualquer presença dos poderes oficiais, a não ser no que diz respeito ao abuso de poder. Dessa forma o sistema solidário forma as condições de confiança para que hordas de sertanejos ansiem por largar seu trabalho escravo e acompanhem a nova ordem onde todos terão teto e comida sob o abrigo do Nosso Bom Jesus. Fundam o lugar de morada definitiva e para lá segue multidão contínua de pobres que esvaziam a oferta de trabalho nas fazendas de toda a vasta e árida região. Está montado o arrazoado dos poderosos para alimentar todo tipo de intriga e pressupostos falsos, que exigem respostas cada vez mais incisivas até que o campo de batalha preparado para a carnificinse torna a única saída, como de fato aconteceu. Mas conclui Euclides: "Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história resistiu até o esgotamento completo", Euclides da Cunha em "Os Sertões". 

Comentários

Bárbara 17/03/10 03:57
Mais do que incitar a curiosidade por figuras e fatos históricos do nosso Nordeste, o filme vem como uma obra de arte contemporânea que honra o passado para que, através dele, possamos refletir sobre o presente.
Regina 17/03/10 03:51
O esgotamento completo, é o que nos parece ao trilhar o sertão na agonia de sua seca, o chão sugado de qualquer sinal de vida senão o duro ressoar dos passos dos pés que sangram na terra quente e pedregosa. Deixe a chuva cair pra ver o que acontece. Espere até que um sereno mais forte anuncie a mudança pras enxurradas das chuvas que cairão mais dia menos dia. Não há quem não acredite em milagres nessa hora, não há quem deixe de levar os olhos ao céu, o mesmo céu implacável que castigou, o mesmo céu amorável que afaga o coração nos verdes que traz pelo extenso chão.
Batalha 12/03/10 07:29
Acredito que o filme tem uma função interessante de apresentar a historia ou pelo menos incitar uma curiosidade nas pessoas sobre o passado dessas nossas terras...

Deixe seu comentário

DESENVOLVIDO POR BDGWEB © 2007. BDGBRASIL. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS bdgbrasil