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quarta-feira, 18 outubro 2017
Ritos de Passagem

Blog Liberato

Estrutura e Gênero Dramático (4)

por candidaluzliberato@gmail.com em 24/03/10 às 04:34

 

Os ritos do nascimento, juventude/adultice, guerra e morte de Alexandrino, sua companheira e todos os que o seguem como justiceiro na sociedade arcaica que vigora no território sertanejo.  Os rigores da vida sertaneja, os cultivos do alimento, os procedimentos coletivos para processá-lo, as atitudes familiares dentro de forte sentimento hierárquico, os pretextos dos poderosos para impor seu mando em cima dos sertanejos pobres. A participação da mulher ao lado dos companheiros nos combates e nos festejos. O comportamento abusivo das autoridades que deveriam preservar a ordem justa em território onde rigores naturais extremados  como a seca já conferem demasiado sacrifício para os habitantes.

Estrutura e Gênero Dramático (3)

por candidaluzliberato@gmail.com em 15/03/10 às 09:54

2º ATO. O Santo.  Nascimento predestinado. Rito da infância para a juventude, quando se dá toda sua formação. Rito da juventude para a vida adulta, quando acontece o rompimento com a formação doutrinária recebida. Cumprimento do seu destino como guia espiritual da comunidade que o segue, realizando juntos o sonho de vasta população que aspira possuir um pedaço de chão para plantar sua subsistência, alcançando a salvação da alma conforme a doutrina que professam. A atuação do Santo recorda até hoje conquistas que ainda estão em andamento nas comunidades em que viveu.

 

RITOS DE PASSAGEM

por candidaluzliberato@gmail.com em 15/03/10 às 09:49

RITOS DE PASSAGEM, é o novo longa metragem em animação do diretor Chico Liberato, ganhador do edital 2008 do Governo do Estado da Bahia, Fundo de Cultura- FCBA, Secretaria de Cultura, Secretaria da Fazenda , IRDEB- Instituto de Radio Difusão Educativa da Bahia e da TVE Bahia.

Baseado em dois personagens que conformam o imaginário do sertão nordestino, o Santo e o Guerreiro, os quais, após a morte, entram na barca de Caronte, o barqueiro do Rio da Morte, que lhes induz a reflexão sobre os atos e escolhas que cada um fez em resposta aos acontecimentos que a vida lhe reservou. Através dos ritos de passagem - nascimento, batismo, transição da juventude para a idade adulta, morte e transcendência - transcorrerá uma auto-análise, quando ambos discorrem sobre os acontecimentos vividos no contexto denso, dramático e adverso propiciado pelos rigores da vida áspera no sertão. Rigores que vêm gerando indivíduos carismáticos e controvertidos que arrastam atrás de si multidões em busca de uma terra mais justa e promissora.

O filme RITOS DE PASSAGEM remeterá o público às questões das mais fundamentais ao ser humano, quando na passagem da vida para a morte: o que fiz(emos) da minha(nossa) vida? Quais foram as conseqüências dos meus(nossos) atos?

Ao contar RITOS DE PASSAGEM estaremos apresentando as cantigas populares, cantos de trabalho, flora e fauna da região, folclore, costumes, indumentárias, hábitos, vocabulário, sotaques, etc., resultantes de um povo que pouco teve acesso às facilidades da civilização, vivendo o seu dia-a-dia baseado nas crenças, superstições, valores puros e forte religiosidade.
 


RITES OF PASSAGE tells the story of two characters typical of Brazil’s Northeastern backlands, Santo and Guerreiro, who, after they have died, get into a boat belonging to Caronte, boatman of the River of Death, who induces them to reflect on their deeds and choices in response to the events that life dealt them. Through their rites of passage - birth, baptism, transition from youth to adulthood, death, and transcendence - they undergo self-analysis, as they discuss the things they experienced in the dense, dramatic, and adverse context of life in the backlands. These experiences gave rise to charismatic, controversial individuals who are followed by multitudes in search of a fairer, more promising land.

The film RITES OF PASSAGE asks the audience to think about the most fundamental issues to human beings as they pass from life to death: what have I done with my life? What were the consequences of my acts?

The free association between the historical figures Conselheiro and Lampião and the two fictional characters here is a reminder that the same universal questions can be found in folk culture all over the world.

In RITES OF PASSAGE we will present the popular ballads, worksites, regional flora and fauna, folklore, customs, apparel, habits, vocabulary, accents, etc., of a people with little access to the comforts of civilization. They are superstitious, deeply religious, and have pure values

 

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